Apresentação Projeto Começar de Novo

0 comentários
     O projeto “COMEÇAR DE NOVO” é uma ação pedagógica de convivência e organização de trabalhadores e trabalhadoras em situação de rua de Porto Alegre e é realizado através de relações de acolhimento, ações de convivência, atividades laborais de geração de trabalho e renda, ações coletivas de proteção contra a violência física e moral, ações de organização social que fortaleçam o Fórum da População de Rua
, ações de formulação de políticas públicas de habitação, trabalho e renda e proteção, ações de apropriação dos direitos fundamentais, ações de orientação alimentar, nutricional e saúde e ações de elevação da escolaridade.
     O projeto é elaborado e desenvolvido pelas seguintes instituições parceiras: grupo de pessoas em situação de rua, Pastoral Operária/Fundação Solidariedade , Comitê Gaúcho de Ação Pela Cidadania - Programa..Orienta Cidadão..Serviço Social do Restaurante Popular , UFRGS Departamento de Desenvolvimento Social Conta ainda com o apoio da Diaconia João Paulo II e da Associação Fala Mulher e do Instituto Cultural São Francisco.

Acolhimento e oficinas junto ao Restaurante Popular.
     Diariamente vem sendo realizadas oficinas de acolhimento, encaminhamentos, orientações, planejamento do trabalho, planejamento e organização do Fórum da População Adulta de Rua, participações junto às plenárias do Orçamento Participativo, debates em preparação à Conferência Nacional de Segurança Pública, elaboração de políticas habitacionais, geração de trabalho e renda e segurança. Esta é uma ação conjunta entre o Comitê Gaúcho de Ação pela Cidadania, a Pastoral Operária / Fundação Solidariedade e o DEDS - Departamento de Enfermagem da UFRGS.
     As oficinas oportunizaram maior contato com a população, especialmente numa atitude de acolhimento e escuta. O atendimento revela uma série de carências, como: condições financeiras para confeccionar documentos, falta de vaga em albergue, dificuldade de inserção no mercado de trabalho, encaminhamentos ao serviço de saúde municipal, falta de qualificação, baixo escolaridade ou analfabetismo, não comprovação de residência fixa. Nota-se que a maioria da população de rua é do sexo masculino, faixa etária entre 20 a 40 anos; nota-se, também, elevado índice de dependência química, contribuindo para o agravamento das condições de vida. Apesar da disposição, esta população não dispõe de condições para acessar serviços que possibilitem a superação da dependência e mesmo para outros tratamentos.
     Por outro lado, o acolhimento tem viabilizado uma série de condições positivas, como: confecção de documentos, serviços de saúde curativa, passagem para transportes coletivos, pré-natal, tratamento médico para tuberculose, contato com familiares objetivando retorno à casa de origem, orientações para tratamento de dependência química, participação no processo do Orçamento Participativo com a defesa e votação de prioridades diversas, organização de gestão do trabalho. As oficinas possibilitam um convívio social entre os participantes e o fortalecimento das relações interpessoais.
     A população participante desta ação tem em comum a situação de rua como lugar para viver e a catação de materiais recicláveis como a principal atividade laboral, sendo esta a principal fonte de renda. Segundo Cadastro de Estudo do Mundo da População Adulta em Situação de Rua de Porto Alegre – FASC – UFRGS – a cata de materiais recicláveis é a fonte de sobrevivência para 22,9% desta população (cf. pesquisa em anexo).
     No período de janeiro a outubro de 2008, o Projeto foi parte da Carteira de Projetos Sociais, “iniciativa conjunta da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Governo do Estado, organizações sociais e empresas do RS”, conveniado ao Centro de Educação Profissional São João Calábria.

2 – OBJETIVO GERAL
     O Projeto COMEÇAR DE NOVO tem por objetivo geral o desenvolvimento de potenciais individuais e coletivos de cada pessoa, a capacitação técnica para o trabalho com resíduos sólidos, a expressão, o aprendizado e a apropriação de saberes e conhecimentos a partir da experiência prática e do exercício coletivo da convivência, levando à consolidação de uma renda e das condições de reconstituição de um espaço de convivência.

3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Themis Dovera | TNB