Perguntas e Respostas sobre sexualidade

0 comentários
Disponível para download

Elaborado pelos acadêmicos de enfermagem:
Carolina Fernandes Vaz
Felipe Frare
Franciele Dal Forno Kinalski
Larissa França Negrão
Leone Ricardo Vargas Pinto
Lívia Lírio Campo
Luciana Batista dos Santos

DSTs

O que é DST?
DSTs são doenças transmitidas principalmente através do contado sexual, durante a relação oral, vaginal ou anal. Algumas também são transmitidas na gestação, da mãe para o filho, antes e durante o parto, e por transfusão de sangue contaminado.


Quais as doenças sexualmente transmissíveis?
As principais DSTs são:
• Aids
 • Candidíase
• Chato
• Gonorréia
• Cancro Mole
• Clamídia
• Condiloma (Crista de Galo, ou HPV)
• Donovanose
• Hepatite B
• Herpes
• Linfogranuloma
• Sífilis
• Tricomoníase
• Vaginose


Quais sãos as DSTs que são muito perigosas?
Todas as DSTs são perigosas, pois se não forem tratadas podem causar sérios danos a saúde.


A hepatite A, B e C é bem pior que a AIDS?
Ambas as doenças são muito perigosas, e se não forem tratadas podem levar a morte.


O que causa a sífilis e como ela é transmitida?
A Sífilis é a Doença Sexualmente Transmissível que tem 3 estágios de desenvolvimento. No primeiro provoca feridas nos genitais, na segunda fase, apresenta manchas nos pés e mãos e na terceira, pode evoluir provocando cegueira, paralisia, doenças cardíacas, neurológicas e até a morte.
     Ela pode ser transmitida através de relação sexual; pela mãe para o bebê durante a gravidez/ pela transfusão de sangue não-testado.



O que é clamídia?
A Clamídia é a Doença Sexualmente Transmissível que pode provocar gravidez tubária e esterilidade na mulher, embora estes problemas podem evoluindo sem que a mulher perceba, já que a maioria não apresenta sintomas.



Por que a mulher grávida tem enjôo quando alguém fala de coisas que ela gostava antes de engravidar?
O enjôo costuma acontecer no início da gravidez, por causa das mudanças hormonais que estão ocorrendo no corpo da mulher. Quando ele acontece por mais tempo, geralmente está ligada a fatores emocionais.



Com quantos meses dá para ver se o bebê é feminino ou masculino?
Entre cinco e seis meses. Neste período os órgãos sexuais do feto já estão bem definidos, permitindo que tenha mais certeza sobre o sexo do bebê.



Se a mãe fuma ou bebe durante a gravidez tem como o bebê nascer com doenças?
 O fumo e a bebida alcoólica trazem risco ao bebê, podendo provocar um parto prematuro, o nenê cresce menos do que poderia porque o cigarro diminui a oferta de nutrientes através da placenta, e o álcool pode provocar dependência para o nenê, fazendo com que ele sofra de abstinência logo após o parto.



Se a mulher está grávida e tem relação sexual, e ela pega HPV ou clamídia, o bebê corre risco?
Sim, ele corre o risco de pegar essas doenças ao passar pelo canal de parto. No caso da clamídia, a mãe pode ser tratada durante a gravidez. Já no caso do HPV, em geral, evita-se que o nenê entre em contato com as lesões ao nascer.



O que é gonorréia?
 A gonorréia é uma Doença Sexualmente Transmissível que só é adquirida através da relação sexual e deve ser tratada, pois provoca esterilidade na mulher e pode ser transmitida no parto, causando cegueira no bebê.



Eu sei que a AIDS ainda não tem cura, mas as outras doenças tem ou não?
 Sim, a maioria das DSTs com o tratamento adequado são curáveis.



Quando uma mulher transa com um homem que tem AIDS e usa camisinha, mas ela fura, ela pega AIDS?
Quando a camisinha fura durante uma relação sexual, e uma das pessoas está contaminada com o vírus do HIV há grandes chances da outra pessoa também se contaminar.



Tem tratamento para a AIDS?
Sim, existem tratamentos. Porém esses tratamentos apenas diminuem os sintomas da doença. Pois não existe cura para a AIDS.



Como é que a gente sabe que está com gonorréia?
Pelos sintomas, que são: excreção de pus na uretra, ardência para urinar e desejo de urinar várias vezes.



O que é HPV?
O HPV é um vírus transmitido nas relações sexuais, que na mulher pode causar um tipo de câncer no colo do útero.



O espermatozóide evolui?
O espermatozóide é responsável por fecundar do óvulo da mulher. Esse óvulo que evolui e se transforma em um feto.



Tem problema engolir o líquido do pênis?
Sim, pois você pode se contaminar com uma doença sexualmente transmissível.



Quando alguém sabe que tem condiloma, tem que fazer um exame que é com  raspagem?
Quando o condiloma está visível, geralmente é realizado diretamente o tratamento. A “raspagem” só é realizada quando se quer saber qual o tipo de de HPV, que é o vírus que provoca o condiloma.



GRAVIDEZ
Algumas mulheres menstruam até o 5º mês de gravidez, isso pode? É normal?
 De fato, algumas mulheres relatam menstruar no início da gravidez, mas não é o comum. Quando ocorre a fecundação, o organismo se prepara para manter o nenê dentro do útero, e para isso precisa de todo o “ninho” que foi preparado. Quando não ocorre a fecundação esse “ninho” é expelido em forma de sangramento, que então é chamado de menstruação.

Quando a mulher engravida e tem algumas doenças da DST, passa para o nenê?
 Sim. Doenças como HIV, sífilis, hepatites são doenças que atingem diretamente o nenê. E para todas essas existem tratamentos para evitar ou diminuir o risco de infecção para o nenê.

Tem como o bebê nascer antes dos nove meses?
 Sim. É o que se chama de parto prematuro. Pode ocorrer quando a mãe tem alguma infecção, quando a bolsa amniótica rompe antes do tempo, quando ela tem doenças que interferem no desenvolvimento do nenê como a diabetes, pressão alta. Quando a mãe fuma, usa drogas, álcool , ou não se alimenta corretamente, aumenta o risco de isso acontecer.
uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, ou seja, já tenha iniciado a gravidez, a pílula não tem efeito algum. Por isso é importante que a menina saiba em que período de seu ciclo está.
Lembramos que este é um método de emergência, por isso o melhor e mais garantido é fazer sexo seguro com camisinha sempre, o curtindo com prazer e evitando todo este estresse após a relação sexual.

Por que, por lei, a mulher não pode abortar a criança?
Uma vez que uma mulher se torna mãe, ela será sempre mãe, tenha ou não nascido o seu filho. O aborto não é definitivamente uma "solução fácil" para um problema, mas uma questão de consciência individual e moral ao estarmos lidando com uma outra vida. Por isso por lei, aqui no Brasil o aborto é considerado um crime contra a vida e está previsto no Código Penal. Contudo, existem tuas situações em que o aborto é permitido: quando há risco de vida para a mãe ou quando a mulher foi vítima de estupro.

Comportamento

1- Qual seria a idade certa para se fazer sexo?
Não se pode dizer que há uma idade certa para se fazer sexo, mas sim o momento em que a pessoa considere que está pronta para fazê-lo. Cada um tem o seu tempo, a menina e o menino devem estar preparados, seguros e com a certeza de que querem obter esta experiência, independente da idade. Porém, com atenção sempre em ter as relações sexuais com segurança, usando a camisinha.

2- Quando a menina sabe se está preparada para perder a virgindade? Dói a primeira vez?
Cada menina tem o seu tempo para perder a virgindade e com certeza ela vai saber quando está preparada para isso. Ela deve estar segura consigo mesma de que o momento chegou e de que está acompanhada da pessoa com quem deseja ter sua primeira relação. As meninas em especial, tendem a ficar muito nervosas/tensas na sua primeira vez, o que pode dificultar a penetração do pênis, pois com o nervosismo os músculos da vagina tendem a ficar mais contraídos, fazendo com que a menina possa sentir um pouco de dor. Além de que, na primeira relação sexual, há o rompimento do hímen da menina, que ocasiona um pequeno sangramento e pode surgir um desconforto ou uma leve dor. Por isso, o segredo é ficar calma, relaxada e curtir o momento.



3- A mulher pode fazer sexo mesmo estando menstruada?
Não há problema algum ter relações sexuais estando menstruada. Alguns meninos não gostam de fazer sexo com a menina menstruada, como outros não se importam. Por isso, depende de seu parceiro. Neste período a menina não está fértil, sendo mínima a possibilidade de gravidez, porém mesmo menstruada deve-se usar preservativo (camisinha) para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

4- Qual a maneira mais segura do casal na hora do sexo?
 Sem dúvida a maneira mais segura de ser ter relação sexual é sempre com o uso de preservativo em todas as relações do casal, prevenindo assim uma gravidez indesejada, além das doenças sexualmente transmissíveis. A menina também pode usar a pílula anticoncepcional, lhe dando uma garantia de 99,9% de impossibilidade de engravidar, quando a usando corretamente (tomando um comprimido todos os dias, no mesmo horário e fazendo a pausa correta de acordo com a pílula), porém é importante que mesmo em uso desta, a relação seja com camisinha, pois a pílula anticoncepcional não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis. Com estes cuidados, o casal vai estar totalmente seguro e pode curtir o momento com carinho, prazer e sem preocupação.

5- Quero saber se é verdade que quando a mulher faz sexo fica flácida?
Não é verdade. Com a relação sexual, a menina sofre transformações hormonais que fazem com que seu corpo sofra algumas mudanças, estas fazem com que a menina vá criando um corpo mais de mulher. Porém, conforme o passar do tempo, após já ter tido filhos por parto normal e com a chegada ao período da menopausa, as condições da musculatura da vagina podem ir se acentuando e ficando com maior elasticidade e flacidez. Porém isso é normal, não tem porque haver preocupações.

7- Depois do sexo a mulher ficou insegura, qual o remédio ela pode tomar para tirar o bebê?
Se após a relação sexual a menina ficou insegura por não ter usando a camisinha, há a possibilidade de se tomar a pílula do dia seguinte, porém este é um método de emergência e não substitui os outros métodos anticoncepcionais. Esta pode ser tomada até 72 horas após a relação sexual, pois o espermatozóide pode ficar vivo em média três dias no trato vaginal da menina. São dois comprimidos, um deve ser tomado nas primeiras 24 horas, onde há uma maior eficácia e seguido do segundo após 12 horas de ter tomado o primeiro.
Atenção: A pílula do dia seguinte age antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozóide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar


0 comentários:

 

©Copyright 2011 Themis Dovera | TNB