Sistema de referência e contrareferência da UBS Aparício Borges – distrito Glória

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Autores: Themis Silveira Dovera, Lucrecia Bernardi, João Paulo Zimmerman Silva, Lara Crescente, Carmen Duro.

Instituição a que o trabalho está vinculado: Escola de Enfermagem/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E- mail do relator: laracrescente@hotmail.com

 

  
Introdução: O trabalho apresenta as necessidades da UBS Aparício Borges no encaminhamento a consultas com especialistas na Rede de Saúde do Município de Porto Alegre.Atualmente um dos fatores dificultadores é a central de marcação do centro de especialidades amb ulatorial -CMCE que disponibiliza apenas 12 canais telefônicos interligados a central com 30 minutos diários para todas as unidades básicas da gerência, permanentemente ocupados.



Objetivo:
     O trabalho analisa o número de encaminhamentos a especialistas (referência e contrareferência) e compara com o número de solicitações aguardando consultas, além da resolutividade de encaminhamento da UBS.

Metodologia 
     Foram analisados os registros da unidade com o número de consultas referenciadas, formulários de referência-contrareferência e o boletim de demanda reprimida, utilizando-se a estatística descritiva simples.

Resultados:
     A UBS Aparício Borges atendeu no mês de março de 2009 1066 consultas com encaminhamento para 145 pessoas.No resultado confrontamos o número de consultas disponibilizadas pela CMCE do livro de registros com os números do Boletim de Demanda Reprimida.Para a ortopedia no ano de 2008 foram 285 pessoas encaminhadas à marcação e 15 consultas oferecidas, otorrinolaringologia teve 186 encaminhamentos mas apenas 48 conseguiram ser atendidos, outra demanda é a neurologia com 206 consultas referendadas e apenas 31 encaminhadas.As áreas com maior oferta pela central são oftalmologia onde tivemos 190 atendimentos e há 94 pacientes em espera e dermatologia com 104 consultas oferecidas em 2008 e 14 em espera.

Conclusões:
     Existe uma demanda alta de solicitações a especialistas e limitações na comunicação com a central de marcação além de uma defasagem do número de consultas disponibilizadas pelo município para as áreas de neurologia,ortopedia e otorrinolaringologia. A pesquisa apurou também o nível de resolutividade de problemas de saúde na própria UBS que é de 86,4% divididos em três clínicos gerais,dois pediatras e uma enfermeira.

Descritores: referência e consulta, acesso aos serviços de saúde, equidade no acesso.

Referências
1. BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 373/GM em 27 de fevereiro de 2002. Norma Operacional da Assistência à Saúde/ SUS 01/02. Brasília: Diário Oficial da União, 2002. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2002/Gm/GM-373.htm acesso em 22 de abril de 2008.
2. WITT, R.R. Sistema de referência e contra-referência num serviço de saúde comunitária. Rev. Gaúcha de Enf., 1992 13(1):19-23.
3. TOBAR, F. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.





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