Atitudes preventivas na obesidade

0 comentários
    O tratamento com a obesidade é extremamente complexo e deve ser iniciado nos primeiros sintomas de descontrole de ingesta alimentar. Normalmente isso ocorre entre os 7 e 11 anos.
   No caso de adolescentes é constatado que 80% das mães que procuram o serviço de nutrição para seus filhos está fora do peso ideal.


     Existe um grande sucesso no emagrecimento de adolescentes quando os pais fazem junto o plano alimentar.
     A família deve adotar nova postura.Voltar para uma alimentação saudável não é impor um monte de limites para que a criança se sinta cada vez mais discriminada,mas sim dar o exemplo de uma nutrição saudável e de uma reeducação alimentar. Quando a família participa o processo torna-se mais fácil para o adulto e para a criança.
     O trabalho desenvolvido na empresa Alimentação e Saúde é voltado para esse princípio. O alimento é o instrumento básico de discussão nas consultas,assim como as preparações. Por isso a empresa organiza pratos congelados que são distribuídos em cada consulta,fazendo parte do plano alimentar semanal do cliente.
     Além do atendimento individual há também cursos mensais para as cozinheiras no enfoque da cozinha biomolecular. Termo novo que está sendo empregado para designar a preparação correta dos alimentos para que percam o mínimo possível de seus nutrientes.
     Além disso, para os adolescentes e crianças de 7 a 11 anos com distúrbios alimentares, a empresa oferece oficinas de alimentação ,acompanhadas por uma psicóloga, no máximo de 5 pessoas, para ,através da prática do manuseio de preparações culinárias,a criança possa expressar suas dificuldades em manter a dieta determinada,bem como definir a motivação que a leva mudar seus hábitos.Além disso ,as crianças aprendem a montar um cardápio semanal,e a utilizar a dieta dos pontos.

Algumas dicas para emagrecer

Uma dieta balanceada não depende apenas da quantidade de calorias. Ela precisa ser rica fibras para deixar o organismo funcionando bem. Além disso, existem maneiras de colaborar com a aceleração do emagrecimento. Confira as dicas dos especialistas, a seguir:

  • Acrescente alimentos ricos em triptofano na sua dieta. Eles ajudam a manter a sensação de saciedade do estômago por mais tempo. Por isso, não abra mão das azeitonas, queijos, leite desnatado, iogurtes, soja em grão, tâmaras, banana, morango, arroz e biscoitos integrais.

  • O intervalo entre as refeições deve ser de 3h, no máximo. Assim, o estômago nunca fica completamente vazio e sente-se menos fome.
  • Evite doces e carboidratos nos lanches da manhã e da tarde (10h e 15h). Nesses horários, a taxa de insulina do sangue está mais alta. Isso dificulta a queima de gordura e você emagrecerá menos do que se tivesse comido apenas uma barra de cereal light ou uma fruta como maça, melão ou manga.
  • O seu problema é não resistir a doces? Então aprenda a comê-los na hora e quantidade certa. O ideal é ingeri-los antes ou após as principais refeições. Em vez de comer uma barra grande, prefira um bombom de chocolate puro por dia. Em casa, uma boa dica é bater duas colheres de leite em pó desnatado com uma de cacau em pó desengordurado. O gosto é parecido com o dos iogurtes achocolatados. Mas a quantidade de calorias, quanta diferença...
  • Beba muita água entre as refeições. O ideal é ingerir pelo menos um copo por hora. A água ajuda a eliminar as gorduras do organismo, por meio da urina e das fezes.
  • Acrescente uma colher de farelo de arroz em sua comida. Ele não modifica o gosto da mesma, mas é rico em zinco. A substância torna as células do corpo menos permeáveis à glicose (açúcar). Conseqüentemente, fica mais fácil emagrecer.
  • Faça alguma atividade física para ajudar a queimar as calorias mais rápido. Quem não gosta de academia pode optar por caminhadas de 40 minutos, três vezes por semana. Além de ajudar a emagrecer, combate a flacidez.
  • Coma alimentos ricos em fibras, para ajudar o intestino a funcionar melhor. Se ele virar um reloginho, o emagrecimento será mais rápido. Sem falar que a pele ficará maravilhosa. O ideal é investir em granolas, linhaça e demais cereais.
  • Coma uma fruta antes do almoço e do jantar, ela aumentará a sensação de saciedade e ajudará a diminuir a absorção da gordura dos outros alimentos.
  • Evite as frituras porque, além de hipercalóricas, suspeita-se que favoreçam o aparecimento de alguns cânceres, como o de estômago. Sempre que possível, asse, grelhe ou cozinhe seus alimentos.
  • Aprenda de vez a diferença entre alimentos diet e light. Os primeiros, apesar de não terem açúcar, engordam. É que sua composição inclui gordura e vários conservantes. Se a intenção é emagrecer, fique com os light, que têm menos açúcar e gordura.
  • Evite comer carboidratos depois das 18h, porque o metabolismo do organismo fica mais lento. Prefira carnes grelhadas, saladas ou vitaminas.

Alimentação e Saúde é empresa especializada no ramo da gastronomia e nutrição. está agora em São Luis com o atendimento da nutricionista Themis Dovera, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e responsável técnica pela empresa.O contato em São Luis é 98-2352464

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Themis Dovera | TNB