Desafio: não engordar no inverno

0 comentários
Quando a temperatura começa a cair, as calorias no prato começam a aumentar. Para passar ileso pelas tentações do cardápio de inverno, confira algumas dicas
     É só os termômetros começarem a marcar temperaturas mais baixas para a síndrome do urso atacar. Isso significa muita preguiça para malhar, vontade de se empanturrar de alimentos doces, quentes e bem calóricos. Os resultados, normalmente, são aumento de peso e mais umas gordurinhas para serem queimadas. Afinal, depois do inverno sempre chega o verão.


     Para o empresário Frederico Zapponi, o grande desafio do inverno é fugir das tentações. “É difícil comer controladamente e principalmente não ficar com preguiça. Mas independente da temperatura, a gente tem que fazer exercícios e controlar a boca”, lembra. No entanto, como não há como fugir para outro hemisfério, fica difícil escapar dos pequenos pecados da estação fria.
     Porém, é possível se deliciar com fondues, massas, cremes e passar alguns minutos a mais embaixo do cobertor sem engordar. Para conseguir essa proeza, é necessário readaptar a rotina de dietas e malhação às necessidades do corpo no inverno. A readaptação é necessária, pois, apesar da mudança de temperatura causar uma alteração metabólica, isso não significa que se está liberado para comer de tudo e quanto quiser.
     Segundo a nutricionista Themis Dovera, a termogênese – geração de calor pelo organismo – durante o inverno pode aumentar a velocidade do metabolismo de pessoas saudáveis em até 30%. “Mas isso somente em temperaturas bem frias, quase 0ºC, e claro que tudo depende de como se comporta o organismo. Mas aqui em Brasília o aumento no metabolismo, normalmente, não chega a tanto”, comenta a nutricionista.
     Por isso, nada de achar que seu corpo vai conseguir compensar sozinho as calorias a mais ingeridas. Para começar, exercícios continuam a ser fundamentais. A solução apresentada pelo personal trainer Frederico Santana para vencer a preguiça é a pessoa procurar fazer exercícios. “É necessário praticar uma atividade física com prazer. Assim, não faltará motivação”.
     O videomaker Márcio de Holanda segue à risca essa recomendação. Praticante da canoagem, ele não abandona o esporte nem mesmo nos dias mais frios do inverno. “Não tem como ter preguiça, faço o esporte por prazer. Além disso, nos dias de frio a paisagem do lago fica show”, comenta Márcio.

Fechadura na boca
     Os circuitos de treinamento rápido são uma idéia para quem prefere academias, mas não pretende trocar muitas horas embaixo do edredom por muitas de malhação. Com duração média de 30 minutos, esses circuitos envolvem exercícios mais intensos, mas normalmente trazem bons resultados.
     Porém, para manter equilibrada a balança metabólica, apenas se exercitar não basta. Também é necessário controlar a alimentação. A nutricionista Themis Dovera recomenda compensar dias de comilança com outros que envolvam um consumo menor de alimentos muito calóricos. Procurar ter uma alimentação inteligente também vale a pena. Neste caso, o importante é procurar substituir os ingredientes mais calóricos e gordurosos por similares mais leves.
     Para se ter uma idéia, uma caneca de chocolate quente tradicional, por exemplo, pode ter 281Kcal e 21 gramas de gordura. Ao substituir o chocolate normal por um achocolatado light e o leite integral pelo desnatado, a bebida fica com apenas cinco gramas de gordura e 154 Kcal.
     Outra dica da nutricionista Themis é buscar associar os alimentos gordurosos aos farelos como o de arroz tostado e o de aveia, além de procurar ingerir o óleo de linhaça. “Esses alimentos diminuem a absorção das gorduras e os excessos de carboidratos. O melhor é consumi-los sempre antes da refeição gordurosa”, sugere.
     Quanto às massas, o ideal é sempre buscar ingeri-las com uma pequena quantidade de proteína animal. O prato para quem busca manter a forma e não dispensa uma boa pasta associa a massa a legumes e verduras. Um bom exemplo disso é o macarrão à primavera, mas com molho de tomate.
     Para acompanhar, o vinho está liberado, mas com moderação. Mas até três cálices podem ser consumido tranqüilamente. O vinho tem menos calorias que a cerveja, a bebida preferida do verão. Enquanto um cálice de vinho tem apenas 85Kcal, uma latinha de cerveja possui 147Kcal.
    Comer fora também não é desculpa para não manter a linha. Muitos restaurantes da cidade, apesar de mudarem seus cardápios com a alteração da estação, ainda se preocupam em oferecer pratos menos calóricos.
    Segundo um dos proprietários do restaurante Marietta, Rafael Costacurta, o cardápio sofre alterações devido aos pedidos dos clientes. “Os freqüentadores do restaurante pedem pratos mais quentes para o inverno. Então colocamos alguns cremes, cafés e novos chocolates no cardápio”, comenta.

Publicado em: Jornal da Comunidade

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Themis Dovera | TNB