Atividades Na Creche Comunitária Nossa Senhora Da Glória

0 comentários
1.1 Descrição das características e estrutura da creche
     A creche foi fundada no ano de 1988, localiza-se na Rua Ascensão travessa nº 252 no bairro Glória na cidade de Porto Alegre. É conveniada com a Secretaria Municipal de Educação SMED; tem um repasse de 11.516,00 reais distribuídos em recursos humanos, alimentação, luz, telefone e manutenção. Recebe doações do Serviço de Indústria e Comércio (SESC) e cada três meses, também recebe doações de alimentos da SMED.

Image and video hosting by TinyPic

     Os dias de funcionamento são de segunda á sexta feira e seu horário é das 07h30min ás 17h30min. A creche atende crianças de 0 a 6 anos e 4 meses, estando as mesmas distribuídas em 5 turmas como segue:
Image and video hosting by TinyPic
      A estrutura física compreende de seis salas de aula, três banheiros, um pátio solar, um refeitório, uma cozinha, uma sala de espera e outra onde funciona a secretaria da creche. A instituição possui nove funcionários: uma coordenadora, cinco professoras, uma cozinheira, uma auxiliar de serviços gerais e uma auxiliar de cozinha. Ela oferece café da manhã, almoço e café da tarde, atividades pedagógicas, recreativas e descanso.

Image and video hosting by TinyPic

1.2 Problemas identificados

     O grupo de estágio foi dividido em três subgrupos em que o primeiro e o segundo fizeram avaliação de saúde nas crianças para identificar os possíveis problemas na comunidade, a fim de traçar um plano de ação para resolução dos principais achados. Já em seus primeiros dias na creche o primeiro subgrupo identificou problemas da comunidade com a falta de saneamento básico e o excesso de lixo nas ruas.
     Foi dada assistência á 62 crianças onde foi realizado o exame físico onde os principais problemas identificados foram:
Image and video hosting by TinyPic

1.3 Ações executadas pelo grupo de estágio



• Grupo de pais sobre pediculose
     Foi realizado um grupo com os pais tendo como o tema principal a pediculose. Nesse grupo, apenas três pais compareceram se mostrando bastantes resistentes às orientações. Então foi reconhecida pelo grupo de estudante a existência de uma negação dos pais em relação à presença de piolhos em seus filhos, pois apesar das estudantes terem identificados os piolhos nas crianças, os pais afirmaram que em seus filhos não existiam piolhos.


• Administração de medicamentos para pediculose;
     Mediante ao exame físico e a identificação da presença de piolhos nas crianças, foi formulada uma autorização para que os responsáveis pelas crianças assinassem permitindo a administração de medicamentos para resolução das pediculoses existentes. Diante da permissão dos pais, então foi aplicado loção em três crianças para o combate aos piolhos.


• Doação de materiais: propés, pente fino, termômetro;
     Defronte a carência da creche de alguns materiais relevantes à saúde das crianças, foi doado alguns matérias pelo grupo de estágio.


• Oficina de pintura sobre higiene com as turmas jardim e maternal;
     O grupo formulou material didático para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos sobre higiene onde foi utilizada a pintura e o desenho como forma de aprendizagem.


• Oficina de lavagem de mãos para o jardim;
     Nessa oficina foi realizada uma conversa em grupo sobre lavagens de mãos, onde cada criança falou o que sabia sobre o assunto. Após isso, foi aplicado tinta a base de água em suas mãos e ensinado na prática as crianças a lavarem bem as mãos enfatizando a importância de lavagem antes das refeições e após ir ao banheiro.


• Oficina com fantoches sobre higiene corporal;
     Nessa oficina o grupo de estudantes desenvolveu um texto para um teatro com fantoches com o tema sobre higiene. A creche forneceu os fantoches e outros materiais necessários para a apresentação, então houve a apresentação do teatro para todas as turmas da creche exceto as turmas do berçário.


• Contato com DMAE;
     Ao lado da creche, foi identificada pela equipe uma corrente de água contaminada que persistia por toda a rua. Esse esgoto aberto colocava em risco tanto a saúde das crianças da creche como a dos moradores dos arredores, pois ali existia se concentrava bastante lixo e ratos. As estudantes então entraram em contato com o Departamento Municipal de Água e Esgoto solicitando a resolução do problema. A equipe do DMAE compareceu no local e consertou o vazamento, porém após alguns dias a água voltou a correr.


• Encaminhamentos de crianças com vacinas atrasadas e com necessidade de tratamento para a unidade básica.
     Foram encaminhadas para a unidade básica de saúde mais próxima da creche todas as crianças que apresentaram alguma alteração relevante no exame físico ou que tivesse com o caderno de imunizações atrasado.









0 comentários:

 

©Copyright 2011 Themis Dovera | TNB